Alzheimer e Parkinson

Dezembro 13, 2008

A Assembleia da República aprovou na passada sexta-feira, por unanimidade ,dois projectos de lei do Bloco de Esquerda para garantir protecção social aos doentes de Alzheimer ou de Parkinson.

Estes projectos-lei visam terminar com a discriminação dos doentes com estas patologias, em relação a outros cidadãos portadores de doença crónica, que já beneficiam deste tipo de apoios. A irreversibilidade destas doenças e as inúmeras dificuldades quotidianas que a incapacidade funcional das mesmas acarreta, tanto para os próprios doentes como para as suas famílias, exigem a criação de um regime especial de segurança social, que se adapte às graves condicionantes a que estão sujeitos.

Assim, as propostas aprovadas determinam a atribuição, pelo Estado, de pensões de invalidez e, nos casos em que tal seja necessário, a atribuição de complementos por dependência, aos cerca de 100 mil portugueses que já se encontram afectados.

O Bloco apresentou ainda uma terceira proposta, com o ojectivo  de aumentar a comparticipação dos medicamentos utilizados no tratamento da Doença de Alzheimer. Lamentavelmente, foi chumbada pelo Partido Socialista.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: