PS e PSD inviabilizam direito à reforma

Janeiro 27, 2009

Dignificar as pensões e a carreira contributiva dos trabalhadores representa apostar na valorização social dos cidadãos e das condições da democracia.

Durante a presente legislatura, o Partido Socialista aprovou a nova Lei de Bases da Segurança Social que implica a diminuição substancial do valor das pensões, bem como o aumento da idade da reforma. 

Como resultado da aplicação de tal enquadramento legal, os trabalhadores que tenham ingressado no mercado de trabalho no ano de 2008, e desejem auferir a pensão completa, sem penalizações, deverão atingir a idade de reforma apenas aos 68 anos de idade, caso em 2048 tenham uma carreira de 35 a 39 anos. No entanto, ainda que tenham uma carreira contributiva completa, de 40 anos, terão de trabalhar até aos 67 anos de idade para não sofrerem penalizações.

Trata-se duma situação de enorme injustiça para com aqueles que mais trabalharam e, em particular, contra aqueles que mais cedo começaram a trabalhar.

Por isso, em Dezembro passado, o Bloco de Esquerda apresentou um Projecto de Lei que estabelece a pensão de reforma por inteiro ao fim de 40 anos de carreira contributiva, sem penalização, independentemente da idade. 

Na passada sexta – feira, foi votado no Parlamento.

O PS e o PSD inviabilizaram a sua aprovação, numa atitude reveladora de total desprezo por quem dedicou toda uma vida ao trabalho. Estamos certos que nos actos eleitorais que se avizinham, os portugueses não se esquecerão deste facto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: